O Biossimetric® é um preenchedor definitivo e bioestimulador de colágeno de longa duração. É um implante inerte, de uso injetável, composto por microesferas de Polimetilmetacrilato (PMMA), e utilizado para correções de volume corporal no tratamento definitivo de depressões nas localidades anatômicas em que é implantado.
A tecnologia do PMMA passou por significativas evoluções e hoje, em sua 4ª geração, apresenta características que o tornam um dos biomateriais mais seguros e eficazes para procedimentos em diversas áreas médicas como a ortopedia, neurocirurgia, odontologia e até em preenchimentos corporais corretivos.
O uso do Biossimetric® deve ser avaliado somente por médicos devidamente qualificados, garantindo maior segurança e satisfação dos resultados. O profissional precisa ter o registro no CRM ativo e o estabelecimento deve possuir alvará de funcionamento.
O polimetilmetacrilato (PMMA) é sintetizado na Alemanha pelo químico O. Rohm.
O. Rohm registra a patente do material.
O primeiro uso do PMMA na área da saúde foi em próteses dentárias. Desde então tem sido utilizado extensivamente em uma variedade de produtos médicos e odontológicos.
O primeiro uso como injetável, para aumento de tecidos, foi realizado por G. Lemperle e seus colaboradores e, entre 1989 e 1994, foram realizados amplos testes, em milhares de pacientes.
Os pioneiros no uso no Brasil foram Edson, Willian Bonhotti, Walter Maia, responsáveis pelos estudos do veículo não antigênico usado até hoje. Suzana Barreto e Marcio Serra divulgaram e instituíram protocolos de uso do PMMA.
Almir Nacul sistematizou a Bioplastia. Muitos outros médicos de renome participaram do impulso inicial do uso do PMMA de primeira geração. Livros como os escritos por Suzana Barreto, Almir Nácul, Arthur Pimentel, Roberto Arena e Carlos Garcez deram grande impulso ao uso científico do PMMA e foram seguidos por Roberto Chacur e muitos outros.
Registro do Biossimetric® na Anvisa, atendendo a todas as rígidas normas exigidas de qualidade, eficácia e segurança do produto.
O PMMA tem sido utilizado em várias áreas da medicina como na produção de cimentos ósseos; lentes de contato e lentes intraoculares; fixação de parafuso no osso; preenchimento de cavidades ósseas e defeitos de crânio; estabilização de vértebras em pacientes com osteoporose ou fraturas e como carreador de antibióticos no caso de osteomielites, entre outros.
O Biossimetric® é um gel incolor a branco, inodoro, contendo esferas de Polimetilmetacrilato (PMMA), com diâmetro na faixa de 40 µm ± 3 µm, nas concentrações de 5%, 10%, 15% com apresentações em seringas de 1mL e 30% com apresentação em seringas de 1mL e 3mL.
• Polimetilmetacrilato
• Carboximetilcelulose
• EDTA
• Nipagin
• Gluconato de cálcio
• Água para injetáveis
Recomendado para correções mais profundas e regiões que necessitem de maior reposição volumétrica, com base na avaliação médica. Apresentações: seringa preenchida com 1mL e seringa preenchida com 3mL.
Recomendada para depressões intermediárias a mais acentuadas, com base na avaliação médica. Apresentações: seringa preenchida com 3mL.
Recomendado para correção de depressão considerada como intermediária (não é tão suave e nem tão profunda), com base na avaliação médica. Apresentações: seringa preenchida com 1mL.
Recomendado para correções suaves, com base na avaliação do profissional médico. Apresentações: seringa preenchida com 1mL.
O Biossimetric® é utilizado na correção de assimetria facial e corporal, tanto para uso reparador de má formação ou para a correção de lipodistrofia gerada pela utilização de medicamentos antirretrovirais por pacientes com síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA).
O Biossimetric® vai muito além da correção de assimetria com ganho estético, é usado na cirurgia plástica e em outras especialidades médicas para tratar: [Aviso conteúdo sensível]
A MTC Medical é uma indústria Brasileira de produtos para Saúde, fundada em 2008 na cidade de Anápolis Goiás.