artigo-correcao-pos-lipoaspiracao

Em artigo publicado em abril de 2019 na revista Plastic & Hand Surgery os autores relatam um caso de utilização de PMMA para equilíbrio de irregularidades durante uma correção estética de lesão por infiltração de corticoide pós-lipoaspiração.

Clique para ler o artigo na íntegra.

O estudo relata o caso de uma mulher de 40 anos que apresentava atrofia cutânea severa após tentativa de correção de fibrose pós-lipoaspiração com infiltração de corticosteroides. Além da atrofia a paciente apresentava fibrose, diferença de coloração na pele, textura irregular e diferença de volume na região abdominal.

Diante da variedade de sintomas a equipe médica optou por um tratamento com associação de técnicas que envolveu: descolamento da fibrose por subcisão, seguida de infiltração de 26ml de PMMA 10% e aplicação de laser CO2 fracionado para tratamento da acromia.

O preenchimento subdérmico de PMMA foi escolhido pelo seu potencial de estimular a produção de colágeno, restaurar o volume e corrigir as irregularidades da pele, colaborando para devolver a uniformidade do tecido no local.

Além de equilibrar o volume, o PMMA tem como característica promover a bioestimulação de colágeno, o que contribui para o desenvolvimento de atributos como brilho, hidratação, maciez, textura, e claro, sustentação da pele, que ajudam a conferir um aspecto saudável de forma geral.

O estudo registra um caso bem sucedido de aplicação do PMMA para equilíbrio volumétrico, uma alternativa que dispensa a necessidade de cirurgia.